Boletim Jurídico – Publicações OnLine

Boletim Jurídico – Publicações OnLine
Geral / Notícias

Por que Escritórios de Advocacia devem fazer análise SWOT?

A resposta é simples: porque conhecer a si mesmo e conhecer o meio que o cerca é a única maneira de planejar corretamente o futuro.

Fazer a análise SWOT em um escritório de advocacia é uma ação fundamental para se ter um planejamento adequado.
Descobrir seus pontos fortes e fracos é essencial para definir metas e identificar qual pode ser a sua proposta de valor.
Identificar as oportunidades e ameaças do mercado permite alinhar objetivos a possibilidades reais e não a sonhos sem fundamento.

Para fazer a análise SWOT em um escritório, reúna os sócios e demais decisores e deixe a imaginação fluir com objetividade, mas sem pressa.

S strenghts (pontos fortes)
W weaknesses (pontos fracos)
O opportunities (oportunidades)
T threats (ameaças)

Ao analisar os pontos fortes do escritório, liste tudo o que os destaca dos demais escritórios da região. A expertise em determinados assuntos, o domínio de línguas, o relacionamento interpessoal, devem ser levados em consideração.

Para identificar os pontos fracos do escritório, reviva algumas oportunidades perdidas e anote quais foram os motivos.
Além disso, após pensar nas oportunidades e nos seus objetivos, veja se possui competências suficientes para alcançá-los.
Lembre-se de verificar se algum tipo de conhecimento está centralizado em alguém que não tenha backup e extrapole estas análises para a localização do escritório, estrutura física, etc.

Faça um brainstorming para encontrar as oportunidades. Não tenha medo de pensar bobagens antes de chegar a um consenso, pois muitas das vezes poderá descobrir oportunidades em nichos distantes, exóticos e até mesmo naqueles que estavam na sua frente e sempre os ignorou.
Pense em classes profissionais, ramos empresariais, alterações legislativas, e descubra quais são as melhores chances de atuação.

Por fim, analise quais são as ameaças ao negócio. Pense que mesmo que não tenha interesse em crescer, ainda assim poderá perder o que tem, portanto, os competidores podem ser uma grande ameaça à estabilidade e será necessário agir em relação a isso.

Alterações normativas para as quais o escritório ainda não esteja preparado, também são ameaças, enfim, analise o hoje e o amanhã e veja o que está acontecendo e o que poderá acontecer que tenha efeitos negativos.

Quando concluir as 4 visões, volte em cada uma delas, pois pontos identificados em outras análises podem afetar as que anteriormente já tinham sido concluídas.

Agora sim!! Já é possível definir metas, traçar objetivos atingíveis e oferecer uma proposta de valor real aos clientes.

A análise SWOT diminui riscos e aumenta as chances de sucesso em qualquer negócio, inclusive em Escritórios de Advocacia.

Por: Juliana Pacheco, consultora na JP Gestão Legal (www.jpgl.com.br)
https://br.linkedin.com/in/juliana-pacheco-8116bba5

Tags:

Vantagens Publicações Online

Siga nosso twitter Acesse nosso facebook Fale Conosco