Boletim Jurídico – Publicações OnLine

Boletim Jurídico – Publicações OnLine
Código Penal / Notícias

TJGO – Autoria de roubo é confirmada com rastreador de smartphone

celular4O sistema rastreador de um iPhone colaborou para apontar Israel Alves de Moraes como autor de um roubo ocorrido no dia 29 de abril de 2013, num pit dog da Vila Morais, em Goiânia. Ele teria abordado um casal que jantava no local e levado seus celulares e dinheiro. A tecnologia do aparelho celular fez com que, na mesma noite, a polícia descobrisse o endereço do rapaz, reconhecido posteriormente pelas vítimas como autor do assalto. Israel foi condenado e cumprirá pena de seis anos, dois meses e 20 dias de reclusão, em regime semiaberto, conforme sentença da juíza Placidina Pires (foto), da 11ª Vara Criminal de Goiânia.

A defesa de Israel pediu sua absolvição, contudo, embora tenha negado a autoria do crime na audiência, o acusado chegou a confessar o roubo na ocasião em que foi encaminhado à delegacia. O jovem afirmou que não participou do assalto, tendo, apenas, recebido a oferta de comprar o smartphone de um amigo que passou em sua casa. No entanto, o recurso tecnológico de rastreamento foi um elemento probatório importante para a formação da convicção, conforme apontou a magistrada, “desde que alicerçado por outros elementos de prova, como é o caso dos autos”.

Além disso, a palavra das vítimas também teve bastante relevância. “Nos crimes contra o patrimônio, geralmente, praticados na clandestinidade, longe de testemunhas, as declarações das vítimas são, sumamente, valiosas, em especial quando estão em consonância com outras provas”, explicou a juíza. (Autos Nº 201302540763) (Texto: Lilian Cury – Centro de Comunicação Social do TJGO)

FONTE: TJGO


Vantagens Publicações Online

Siga nosso twitter Acesse nosso facebook Fale Conosco