Boletim Jurídico – Publicações OnLine

Boletim Jurídico – Publicações OnLine
Direito Constitucional / Notícias

TJGO – Município terá de fornecer leite especial a criança alérgica

O município de Itumbiara terá de fornecer leite especial a uma criança de apenas 7 meses de idade, alérgica a leite de vaca. A decisão é do juiz substituto em segundo grau Wilson Safatle Faiad (foto), em substituição na 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).

Para o magistrado, a Constituição Federal, em seu artigo 23, prevê a obrigação solidária entre União, Estados e Municípios para assegurar ao cidadão o direito à vida e à saúde, bem como promover a devida prestação. Sendo assim, segundo Wilson Faiad, qualquer dos entes federativos pode ser acionado em razão de eventual omissão desse dever.

“De tal forma, a jurisprudência emanada desta Corte de Justiça e dos Tribunais Superiores é pacífica quanto à obrigação do poder público em promover medidas para efetivamente assistir o cidadão, garantindo o acesso a tratamentos e medicamentos de que necessite para obter boas condições de vida”, frisou.

Wilson Faiad destacou que o município não pode se furtar às suas responsabilidades no setor da saúde, devendo implementar políticas sociais e econômicas idôneas que visem garantir aos cidadãos o acesso universal e igualitário à assistência farmacêutica e médico-hospitalar.

“A negativa em fornecer o leite especial indicado nos receituários médicos, necessários ao tratamento da criança, consubstancia-se em ato omissivo do secretário de Saúde do Município de Itumbiara, lesivo ao direito líquido e certo da substituída em obter assistência integral e especial à saúde”, reiterou. (Texto: Arianne Lopes – Centro de Comunicação Social do TJGO)

FONTE: TJGO


Vantagens Publicações Online

Siga nosso twitter Acesse nosso facebook Fale Conosco