Boletim Jurídico – Publicações OnLine

Boletim Jurídico – Publicações OnLine
Processo Eletrônico / Notícias

TJMS – Softplan emite nota técnica sobre a instabilidade do SAJ

Florianópolis, 25 de setembro de 2013.

AO
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL

ASSUNTO: Informações referentes à indisponibilidade do Sistema de Automação da Justiça (SAJ) no Fórum de Campo Grande

Tendo em vista os últimos acontecimentos envolvendo o Sistema de Automação da Justiça (SAJ) no Fórum de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, a empresa Softplan, detentora do Contrato de Prestação de Serviços de Manutenção do Sistema SAJ, vem a público esclarecer o seguinte:

Em primeiro lugar, cabe esclarecer que o Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul foi o primeiro tribunal do país na adoção irrestrita do processo judicial digital, cuja extensão já atinge 100% das comarcas e varas da Justiça Estadual, em completo alinhamento e atendimento as metas estabelecidas pelo planejamento estratégico da instituição.

Para tanto, o TJMS realizou vários investimentos na atualização de seu parque computacional, com a aquisição de modernos equipamentos, conforme previsto no planejamento do Tribunal, objetivando atender a requisitos de segurança e escalabilidade. Para consolidar a atualização do referido parque computacional, fez-se necessário realizar um planejamento para a migração do ambiente de dados atual, para o novo ambiente.

A migração de ambientes foi planejada, uma vez que este tipo de procedimento é de grande complexidade e demanda a participação de diversos atores. Os principais riscos e precauções foram levantados e mapeados. Em especial, foram elaborados e executados processos de simulação e homologação da migração, e também executados procedimentos de backup (cópias de segurança) dos dados, visando garantir a segurança necessária. Em suma, todos os procedimentos de segurança foram devidamente planejados e adotados pela Softplan e o TJMS.

Apesar de todo o planejamento e as precauções tomadas, durante a execução dos procedimentos de migração das bases para o novo ambiente de produção do TJMS, no último dia 21/09, problemas ocorreram. Ao executar o processo ativação do sistema, o gerenciador de banco de dados não se reestabeleceu, o qual tornou indisponível o SAJ no Fórum de Campo Grande, afetando também alguns serviços disponibilizados via web. Inclusive, a base de dados que apresentou problemas (Fórum Campo Grande) já se encontrava em produção no novo ambiente acerca de duas semanas, não sendo o alvo da migração que estava sendo realizada naquele momento.

Este fato se mostrou como uma situação atípica e inesperada, tanto para a Softplan, quanto para o TJMS e a fornecedora do banco de dados DB2 – IBM. Ambientes computacionais desta categoria são muito seguros: tanto o sistema gerenciador de banco de dados DB2, quanto os equipamentos do ambiente computacional. Este tipo de ocorrência é incomum, e os procedimentos de restauração são lentos, em virtude do tamanho das bases de dados.

Tão logo ocorreram os problemas durante o procedimento de migração de ambiente, a IBM – fabricante do banco de dados – foi acionada pela Softplan e pelo TJMS, buscando junto a esta apoio técnico especializado, em virtude da complexidade da situação. Entretanto, não foi possível reestabelecer o ambiente, fato que demandou utilizarmos a alternativa mais demorada, que é restauração dos dados a partir dos backups.

Cabe ressaltar que os dados dos processos estão resguardados em cópias de segurança (backup), e neste momento, está sendo realizado justamente o procedimento de restauração das bases de dados do Fórum de Campo Grande, previsto para finalizar até a próxima sexta-feira, dia 27/09.

A empresa Softplan está no mercado há mais de 20 anos, com solidez e responsabilidade perante seus contratados, especialmente no Poder Judiciário Nacional, tendo em vista que o Sistema SAJ hoje está implantado em 9 tribunais estaduais do país. Por isso tudo, a Softplan vem a público garantir a todos os jurisdicionados e operadores do direito que não está medindo esforços na solução do problema o mais rápido possível, para a garantia da efetiva prestação jurisdicional.

Sendo o que se apresenta, aproveitamos para reiterar nossos protestos de elevada estima e consideração.

Maurício J R Rotta
Gerente de Relacionamento – UNJ

FONTE: TJMS


Vantagens Publicações Online

Siga nosso twitter Acesse nosso facebook Fale Conosco