Boletim Jurídico – Publicações OnLine

Boletim Jurídico – Publicações OnLine
Geral / Notícias

TJSC – Mensagem eletrônica informa advogado e desafoga cartório no Norte de Santa Catarina

A 1º Vara da comarca de Guaramirim, na região Norte do Estado, adotou um novo meio de comunicação com a classe de advogados, de forma a mantê-los informados sobre a tramitação de seus processos e, ao mesmo tempo, concentrar os esforços dos servidores do cartório na execução de sua atividade finalística. Desta forma, atendimento presencial e contatos telefônicos que se repetiam ao longo do expediente foram substituídos por mensagens eletrônicas de texto, disparadas ao final do dia, com informações padronizadas sobre a tramitação dos processos.

Guaramirim registra atualmente a tramitação de 11 mil processos, com média mensal de entrada superior a 300 ações. “Com esta medida simples, adotada em conjunto com a própria OAB, nossos servidores podem dedicar atenção exclusiva aos trabalhos internos, com maior grau de concentração e ganho de produtividade e qualidade”, explica o juiz Guy Estevão Berkenbrock, titular da unidade. Segundo o magistrado, a criação de um e-mail institucional do gabinete possibilita que as mensagens recebidas ao longo do dia sejam respondidas a um só tempo, de forma que a rotina de trabalho normal flua com mais tranquilidade e eficiência. A medida implementada em Guaramirim teve aprovação da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ). Abaixo, para conhecimento, um dos textos utilizados para responder questionamentos sobre processos conclusos para despacho e ou decisão:

Prezado Senhor,

Acerca do vosso questionamento, temos a esclarecer que os processos em tramitação nesta vara são despachados e sentenciados com base na ordem de antiguidade da conclusão, salvo os casos que gozam de preferência legal ou que necessitem de provimento judicial de natureza urgente. Quanto ao processo mencionado na sua mensagem, temos a informar que ele atualmente está localizado na fila de conclusos para despacho/decisão, tendo vindo concluso no dia X e que a matéria nele versada não goza de preferência legal ou contenha pedido urgente. Atualmente estamos despachando os processos que vieram conclusos no mês de X do ano XXXX. No mais, salientamos que tão logo quanto possível referida ação será apreciada. Todavia, não há como fixar prazo exato para isso. Assim que o processo for analisado, a informação constará do SAJ/Internet.

Atenciosamente,

Assessoria do Gabinete da 1ª Vara de Guaramirim/SC

FONTE: TJSC

Tags: TJSC

Vantagens Publicações Online

Siga nosso twitter Acesse nosso facebook Fale Conosco