Boletim Jurídico – Publicações OnLine

Boletim Jurídico – Publicações OnLine
Direito Ambiental / Notícias

TJSP – Árvores da cidade judiciária de Campinas recebem identificação por QR Code

Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com uma grande construtora que infringiu normas de licenciamento ambiental possibilitou a implantação de projeto para identificação das 760 árvores já existentes e o plantio de mais 420 na área interna e na calçada externa da Cidade Judiciária de Campinas. As informações podem ser lidas por smartphones e tablets através do QR Code, ao acessar os cartões com os códigos impressos, afixados nas bases dos troncos das árvores.

A iniciativa partiu da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de Campinas, que propôs à empresa infratora que a compensação ambiental acontecesse na Cidade Judiciária – local onde se julga o descumprimento das leis.

O QR Code faz a leitura de um tipo de código de barras que armazena diversas informações das árvores como fotos, nome popular e científico, se o fruto é comestível, se necessita de poda e qual sua altura máxima, dentre outras coisas. Ele foi escolhido por ser tratar de um aplicativo que pode ser baixado gratuitamente em qualquer dispositivo eletrônico.

O uso da ferramenta, além de propiciar o acesso às informações, permite ainda o desenvolvimento de projetos de educação ambiental, principalmente para crianças de escolas públicas, bem como é indispensável para as equipes de fiscalização da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, que têm a obrigação de acompanhar o plantio das novas espécies.

FONTE: TJSP


Vantagens Publicações Online

Siga nosso twitter Acesse nosso facebook Fale Conosco