Boletim Jurídico – Publicações OnLine

Boletim Jurídico – Publicações OnLine
Processo Eletrônico / Notícias

TST – Advogados participam de curso sobre o PJe

Começou nesta quarta-feira (3), na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), em Brasília, o Curso Nacional de Processo Judicial Eletrônico para Multiplicadores. O treinamento visa formar advogados para atuarem como polos multiplicadores do PJe-JT e possibilitar a participação ativa desses profissionais na homologação do sistema.

O desembargador Ricardo Mohallem representou, na abertura do evento, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Carlos Alberto Reis de Paula. Mohallen destacou que o objetivo desse curso é exatamente a inclusão de advogados no mundo do PJe-JT. Por conta dessa preocupação, o desembargador lembrou que o TST e a OAB têm estado em frequente diálogo para tornar essa inclusão mais fácil e acessível a todos os profissionais.

O presidente nacional em exercício da OAB, Claudio Lamachia, disse que “incluir digitalmente o advogado tem sido uma luta incessante da OAB”. O diretor-geral da Escola Nacional da Advocacia (ENA), Henri Clay Andrade, falou da importância de os advogados conseguirem operar corretamente e sem entraves no novo sistema para que se tenha uma justiça célere e eficiente. A partir do curso, ressaltou, o objetivo é capacitar colegas dispostos a socializar o conhecimento do PJe-JT para os 800 mil advogados do Brasil. “Trata-se de uma tarefa grandiosa e honrosa. Nós, advogados militantes, sabemos da responsabilidade e da importância histórica de se incluir digitalmente a advocacia”, afirmou Henri Clay, ao lembrar que o PJe-JT é uma realidade irreversível da justiça brasileira. “A advocacia precisa contribuir para o aprimoramento desse sistema”.

Também integraram a mesa de abertura do curso o diretor-tesoureiro da OAB Nacional, Antonio Oneildo Ferreira, o presidente da Comissão Especial de Direito da Tecnologia da Informação da OAB, Luiz Cláudio Allemand, o presidente da Seccional da OAB da Bahia, Luiz Viana Queiroz, representando todos os dirigentes de Seccionais na solenidade, e o conselheiro federal por Tocantins Gedeon Pitaluga, representando os conselheiros. Além dos multiplicadores, participaram do evento os membros das Comissões de Tecnologia da Informação de todo o país.

A iniciativa faz parte de convênio firmado entre o CSJT e o Conselho Federal da OAB, com a participação da ENA e a Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT). O curso tem transmissão em tempo real pelo site da OAB. O curso se encerra nesta quinta-feira (4).

FONTE: TST


Vantagens Publicações Online

Siga nosso twitter Acesse nosso facebook Fale Conosco