Como as redes sociais podem ser nossas aliadas?
8 de março de 2017As Redes sociais ajudam ou atrapalham a nossa vida profissional?
Depende do nosso posicionamento e da nossa exposição.
Especialistas em recrutamento afirmam que todo profissional deve fazer parte de redes sociais para ter visibilidade e evitar perder boas oportunidades profissionais.
Redes sociais de relacionamentos mais profissionais, como o LinkedIn, são usadas pelos recrutadores para análise de currículos: empresas, cargos e funções desempenhadas. Já nas redes sociais de relacionamentos não profissionais, como o Facebook, é possível verificar aspectos do perfil pessoal de um candidato.
A Jobvite, empresa de recrutamento que tem a proposta de recrutar candidatos em menos tempo e com menor custo, principalmente usando uma plataforma de análises em redes sociais, faz alguns estudos muito interessantes, onde mostra que, cada vez mais os recrutadores usam as redes, que os candidatos devem fazer parte das redes e que também devem buscar relacionamento com as empresas de seu interesse.
Alguns comportamentos dos recrutadores nas redes sociais:
• LinkedIn: procurar por candidatos (95%), contato com candidatos (95%), manter relacionamento com potenciais candidatos (93%)
• Facebook: exposição da marca (59%), vagas (48%), gerar referências de funcionários (51%)
• Twitter: exposição da marca (44%), vagas (39%), gerar referências de funcionários (32%)
Candidatos com posts relacionados com a empresa ou seu segmento são desejados por 88% dos recrutadores no LinkedIn, 27% no Facebook.
44% dos recrutadores eliminam candidatos a depender de aspectos que entendem negativos publicados em suas redes sociais.
Sendo assim, algumas dicas:
• Mantenha seu LinkedIn completo e atualizado (preocupe-se com a sua foto);
• Faça publicações relevantes e relativas aos seus interesses profissionais;
• Mantenha contato com as empresas de seu interesse;
• Tome muito cuidado com suas publicações em qualquer rede social independente do tema abordado.
Use as redes sociais com moderação e tenha uma estratégia bem definida de como deseja ser visto.
Por: Juliana Pacheco, consultora na JP Gestão Legal (www.jpgl.com.br)
https://br.linkedin.com/in/juliana-pacheco-8116bba5