Diagnóstico de hipoglicemia para paciente que morreu de infarto resulta em dano moral
8 de janeiro de 2020A 3ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina condenou empresa prestadora de serviços médicos da Capital ao pagamento de indenização por danos morais, fixados em R$ 80 mil, em favor de dois irmãos que perderam a mãe após diagnóstico médico equivocado.
A empresa de saúde, contratada pelo marido da vÃtima para eventuais emergências, foi acionada com urgência no final de 2005 para atender a senhora, que apresentava náuseas, vômito e dor torácica. Ao chegar à residência do casal, o médico realizou alguns exames, diagnosticou a paciente com hipoglicemia e finalizou o atendimento. Mais tarde, naquela mesma noite, a empresa foi outra vez acionada mas se recusou a fazer novo deslocamento, sob alegação de que os sintomas eram os mesmos e portanto não haveria necessidade de nova avaliação médica.
Com o atendimento negado, os familiares da vÃtima, já desesperados, levaram a senhora para o hospital mais próximo. Ao lá chegarem, após a realização de novos exames os profissionais detectaram princÃpio de infarto e transferiram a paciente com urgência para hospital público da região especializado em atendimento cardÃaco. A demora na identificação do infarto, contudo, fez com que a vÃtima não resistisse ao tratamento e morresse no mesmo dia.
Segundo o desembargador Marcus Tulio Sartorato, relator da apelação, a empresa não se ateve à s queixas da paciente sobre a dor torácica. “Dos esclarecimentos realizados, restou evidente que, em pacientes que apresentam dor torácica, deve se realizar eletrocardiograma, sendo esse o único meio que afastaria o erro de diagnóstico na hipótese”, registrou. A decisão foi unânime (Apelação CÃvel n. 0381014-11.2006.8.24.0023).
FONTE: TJSC