Por que advogados devem ter metas SMART?
2 de junho de 2017Antes de falarmos sobre o que são exatamente metas SMART, é importante constatarmos que a maioria dos escritórios de advocacia, independente do seu porte, não possui metas individualizadas para os advogados.
Em alguns casos, após o trabalho de um consultor com foco em Planejamento Estratégico e/ou Gestão de Pessoas, são definidas metas para os colaboradores do escritório de advocacia, mas esta situação está longe de ser a realidade da grande maioria.
Algumas dúvidas comuns sobre metas são: “Vale a pena definir metas para advogados?” “Por quê?” “Isso não vai burocratizar meu escritório?”
Sim!! É muito importante que advogados tenham metas, assim como é muito importante que o escritório tenha objetivos claros. Para que objetivos sejam alcançados, é necessário que exista uma estratégia definida e para que ela funcione, necessitará de iniciativas bem objetivas, que irão ser detalhadas em metas.
Portanto, assim como é imprescindível que escritórios de advocacia façam um planejamento estratégico para se conhecerem e definirem com clareza seus objetivos e sua estratégia, é essencial que os objetivos do escritório sejam cascateados em metas para os times e individualizadas para cada colaborador, inclusive para os advogados.
A burocracia, no sentido pejorativo que estamos acostumados a usar, irá depender exclusivamente de como as metas serão definidas e como serão acompanhadas ao longo do tempo. Ou seja, é perfeitamente possível só desfrutarmos dos benefícios das metas e não burocratizarmos o escritório por causa delas.
Agora sim podemos definir o que são metas SMART.
O acrônimo SMART significa:
S pecific (específica)
M easurable (mensurável)
A ttainable (atingível)
R ealistic (relevante)
T ime Bound (temporizável)
Se for simples para você e todos os envolvidos nas metas analisar se uma meta foi ou não atingida, provavelmente você já está aplicando o conceito SMART, pois, do contrário, sempre há dúvidas e controvérsias em relação ao atingimento ou não das metas.
Para se ter metas que realmente valham a pena o seu esforço, elas precisam:
• Específicas – ser claras e objetivas;
• Mensuráveis – ser passíveis de apuração;
• Atingíveis – ser desafiadoras, mas factíveis;
• Relevantes – fazer sentido para os envolvidos e diferença se atingidas;
• Temporizáveis – ter um prazo claro para sua apuração.
Defina objetivos com clareza e cascateie as iniciativas para alcançá-los até que cheguem às pessoas do escritório. Faça o acompanhamento do status de cada uma das metas periodicamente para entender sua evolução. Corrija a rota inicialmente traçada, se necessário.
As metas SMART têm mais chance de conquistarem a adesão dos colaboradores e com isso o escritório de advocacia estará mais perto de alcançar seus objetivos!!
Por: Juliana Pacheco, consultora na JP Gestão Legal (www.jpgl.com.br)
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