Por que indicadores são úteis em Escritórios de Advocacia?
29 de junho de 2017Os KPIs (Key Performance Indicator), ou indicadores, podem ser grandes aliados dos escritórios de advocacias.
Mas o que de fato são os KPIs?
São as métricas escolhidas para acompanhar a evolução de algo que esteja gerindo, ou seja, é a visualização do andamento de algo, a fim de entender seu progresso de maneira quantitativa e qualitativa.
Também conhecidos como dashboard, ou painel de controle, os indicadores são essenciais para o acompanhamento de:
- Objetivos e metas do escritório e colaboradores
- Informações relevantes para empresas clientes
No mínimo, para cada objetivo do escritório necessitamos de um indicador com o intuito de acompanhar sua evolução.
Objetivos mais complexos, com várias iniciativas, podem ter quantos indicadores forem necessários para que seja realmente possível compreender seu avanço, onde estão os progressos e as dificuldades até o momento, para que ações possam ser tomadas a fim de aumentar as chances de que os objetivos sejam atingidos no momento e da maneira esperados.
Se os objetivos foram cascateados e as metas dos colaboradores tiverem possibilidade de serem acompanhadas por KPIs, também devemos lançar mão desta ferramenta para entendermos o andamento.
Portanto, se um dos objetivos do escritório é aumentar sua lucratividade, por exemplo, no mínimo deverá existir um indicador que compare a lucratividade do período atual com um período passado. E se uma das iniciativas para o aumento da lucratividade for o aumento do faturamento e outra for a redução de gastos com determinado item, então precisaremos de métricas comparando tanto o faturamento do período atual com um período passado, quanto outro indicador comparando os custos.
Por outro lado, além de acompanhar a evolução interna do escritório e permitir que a rota seja corrigida, se necessário, os KPIs podem ser de extremo valor para os clientes.
Ao advogar para uma empresa, nada mais natural e louvável que o escritório de advocacia analise as demandas existentes e cruze informações que ajudem seu cliente a tomar iniciativas preventivas para que estas demandas sejam reduzidas ou eliminadas no futuro.
Sendo assim, saber os pedidos, o setor e as cidades onde ocorre o maior número de ações trabalhistas, pode levar a empresa a adotar novos procedimentos e regras que resolvam o infortúnio e evitem novas ações. Além disso, compreender qual é o produto e qual tem sido o defeito reclamado, poderá contribuir para a solução do problema e a prevenção de novas reclamações.
Nem sempre é simples identificar quais indicadores serão realmente uteis para os clientes. Muitas das vezes, nem eles mesmos saberão dar orientações precisas, por isso, o importante aqui é entender o negócio do cliente e oferecer análises que os beneficie.
Escritórios de advocacia que acompanham sua evolução rumo aos seus objetivos e auxiliam seus clientes a compreenderem suas demandas e evitarem novas ações, são escritórios diferenciados!
Por: Juliana Pacheco, consultora na JP Gestão Legal (www.jpgl.com.br)
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