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Por que indicadores são úteis em Escritórios de Advocacia?

Os KPIs (Key Performance Indicator), ou indicadores, podem ser grandes aliados dos escritórios de advocacias.

Mas o que de fato são os KPIs?

São as métricas escolhidas para acompanhar a evolução de algo que esteja gerindo, ou seja, é a visualização do andamento de algo, a fim de entender seu progresso de maneira quantitativa e qualitativa.

Também conhecidos como dashboard, ou painel de controle, os indicadores são essenciais para o acompanhamento de:

No mínimo, para cada objetivo do escritório necessitamos de um indicador com o intuito de acompanhar sua evolução.

Objetivos mais complexos, com várias iniciativas, podem ter quantos indicadores forem necessários para que seja realmente possível compreender seu avanço, onde estão os progressos e as dificuldades até o momento, para que ações possam ser tomadas a fim de aumentar as chances de que os objetivos sejam atingidos no momento e da maneira esperados.

Se os objetivos foram cascateados e as metas dos colaboradores tiverem possibilidade de serem acompanhadas por KPIs, também devemos lançar mão desta ferramenta para entendermos o andamento.

Portanto, se um dos objetivos do escritório é aumentar sua lucratividade, por exemplo, no mínimo deverá existir um indicador que compare a lucratividade do período atual com um período passado. E se uma das iniciativas para o aumento da lucratividade for o aumento do faturamento e outra for a redução de gastos com determinado item, então precisaremos de métricas comparando tanto o faturamento do período atual com um período passado, quanto outro indicador comparando os custos.

Por outro lado, além de acompanhar a evolução interna do escritório e permitir que a rota seja corrigida, se necessário, os KPIs podem ser de extremo valor para os clientes.

Ao advogar para uma empresa, nada mais natural e louvável que o escritório de advocacia analise as demandas existentes e cruze informações que ajudem seu cliente a tomar iniciativas preventivas para que estas demandas sejam reduzidas ou eliminadas no futuro.

Sendo assim, saber os pedidos, o setor e as cidades onde ocorre o maior número de ações trabalhistas, pode levar a empresa a adotar novos procedimentos e regras que resolvam o infortúnio e evitem novas ações. Além disso, compreender qual é o produto e qual tem sido o defeito reclamado, poderá contribuir para a solução do problema e a prevenção de novas reclamações.

Nem sempre é simples identificar quais indicadores serão realmente uteis para os clientes. Muitas das vezes, nem eles mesmos saberão dar orientações precisas, por isso, o importante aqui é entender o negócio do cliente e oferecer análises que os beneficie.

Escritórios de advocacia que acompanham sua evolução rumo aos seus objetivos e auxiliam seus clientes a compreenderem suas demandas e evitarem novas ações, são escritórios diferenciados!

Por: Juliana Pacheco, consultora na JP Gestão Legal (www.jpgl.com.br)
https://br.linkedin.com/in/juliana-pacheco-8116bba5

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