Responsabilidades do Gestor Legal
18 de maio de 2017Não são poucas as atribuições de um gestor em um escritório de advocacia. Dentre elas, destacaremos algumas das suas responsabilidades neste artigo.
Procedimentos
O gestor deverá ser responsável, logo que assumir seu cargo, por conhecer e auditar os procedimentos já implementados no escritório.
Ele precisa, de fato, participar do dia-a-dia de todas as funções, para que depois desta etapa possa comandar a revisão dos procedimentos, implementar melhorias nos mesmos e criar novos fluxos para rotinas que ainda estão desestruturadas ou não possuam um procedimento formal.
Após reestruturar os procedimentos, ele deverá divulgá-los.
Todos que serão afetados, inclusive quem não executa, mas solicitada ou se responsabiliza, devem estar a par de todos os procedimentos.
Posteriormente, resta ao gestor auditar novamente os fluxos, conversar com os executantes e com os clientes internos a fim de sempre praticar melhoria contínua.
Software
Outra função do gestor é garantir que o escritório esteja usando um software de gestão legal adequado.
Ele poderá fazer isso com a ajuda de um consultor externo, do seu time de TI e também dos times de operação: advogados, estagiários, financeiro, controller, etc.
Esta é uma missão bastante desafiadora para qualquer gestor legal, pois há muitas opções de software no mercado, mas o que realmente importante é satisfazer as necessidades próprias.
Além do software de gestão legal, é possível que o escritório necessite de outras soluções para atender a todas as suas necessidades. Portanto, o gestor legal, deverá ficar atento a todas as demandas e apoiá-las com softwares adequados.
Análises para tomada de decisão
Uma terceira responsabilidade do gestor que normalmente é a mais destaca pelos sócios do escritório, são as análises oferecidas para o embasamento de tomada de decisão.
É básico a um gestor legal que ele saiba de prontidão o custo de um processo em uma área, por exemplo. Que ele saiba o resultado de cada uma das áreas do escritório e que consiga explicar porque uma área aumentou sua lucratividade e outra diminuiu.
São análises como estas que munem os sócios para negociarem um novo contrato, ou para investirem em uma área e não em outra e para traçarem os rumos do escritório para os próximos anos.
Escritórios de Advocacia de maior porte, necessitam de um Gestor Legal dedicado a esta função, pois, além das responsabilidades citadas, há muitas outras que devem ser trabalhadas pelo gestor a fim de permitirem um desenvolvimento saudável ao escritório.
Por: Juliana Pacheco, consultora na JP Gestão Legal (www.jpgl.com.br)
https://br.linkedin.com/in/juliana-pacheco-8116bba5