TRF4 – Jovem que cursou um ano do ensino médio em escola particular obtém bolsa integral no PROUNI
23 de março de 2015O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) determinou, na última semana, que o Ministério da Educação (MEC) e o Centro Universitário La Salle concedam uma bolsa integral do Programa Universidade para Todos (PROUNI) a uma jovem que cursou o primeiro ano do ensino médio em escola particular. Ela recorreu ao Tribunal após a ação ser julgada improcedente em primeira instância.
A estudante de Canoas (RS) teve o pedido de matrícula negado pela faculdade, pois, segundo a resolução que regulamenta o PROUNI, seria necessário que a mesma tivesse cursado todo o ensino médio em instituição pública.
O relator do processo, juiz federal Nicolau Konkel Junior, convocado para atuar no tribunal, escreveu em seu voto que, apesar de a candidata ter cursado o primeiro ano em escola privada, a qual foi custeada pela sua ex-cunhada, ela se encaixa na condição de baixa renda. “Considerando que a finalidade do programa é possibilitar que os desfavorecidos tenham acesso ao ensino superior, não vejo razão para impedir que a demandante se beneficie do referido programa”.
O PROUNI foi criado em 2004 pelo Governo Federal e tem por objetivo dar acesso para pessoas em situação de vulnerabilidade social ao ensino superior, em instituições privadas.
FONTE: TRF4