Confira cinco dicas práticas de Marketing Jurídico
18 de junho de 2013Sem muita teoria, nem discurso: Vamos apontar cinco dicas práticas de marketing jurídico:
1. Reserve parte do seu faturamento e tempo para o marketing;
2. Tenha foco no seu atual cliente, ofertando novos produtos;
3. Busque criar uma rede de relacionamentos e mantê-la;
4. Escreva no papel, micro ou ipad o seu plano de ação;
5. Monitore seus resultados;
1. Reserve parte do seu faturamento e tempo para o marketing;
Você deve ter pelo menos estes dois elementos no seu planejamento: Investimento e tempo. Se você não investir, não terá retorno. Se você acha que somente investindo terá resultado, errado. O tempo é fundamental.
Reserve pelo menos 4 horas por semana para dedicar-se a relacionamentos, planejamento, organização, etc. Um turno do seu dia por semana é suficiente para um planejamento continuado e eficiente.
2. Tenha foco no seu atual cliente, ofertando novos produtos;
Buscar novos clientes é maravilhoso, contudo, manter os atuais é melhor ainda.
Quem já conhece o seu escritório, já confia no seu trabalho e quer que você seja a pessoa mais influente que ele conhece.
Sim, isto mesmo!
O cliente quer que você seja uma pessoa influente, com conhecimento em várias áreas, amigos em muitos lugares e que junto com ele cresça. Não é o crescimento do escritório jurídico apenas. É o crescimento do cliente com o escritório e vice-versa.
Converse periodicamente com seus clientes, oferte novos produtos, crie novas possibilidades…
3. Busque criar uma rede de relacionamentos e mantê-la;
Não estar conectado em redes sociais, conversando, interagindo, organizando seus contatos e ações, é como se você não estivesse no mercado.
É muito mais simples clicar no Google e procurar um escritório, saber o que ele escreve, como atua, áreas, outros clientes, etc do que pegar uma “lista amarela” e pegar um escritório apenas pelo nome.
A internet é uma poderosa aliada. Não fuja desta realidade.
4. Escreva no papel, micro ou ipad o seu plano de ação;
Não deixe de registrar o que estás planejando e organizando. Ao ler estas anotações depois de algum tempo, verás a evolução do trabalho e como ele pode ficar melhor.
5. Monitore seus resultados;
Você enviou um artigo para 10 sites diferentes? Quantos publicaram?
Você enviou um email para seus clientes? Quantos retornaram?
Você escreveu num determinado jornal um artigo? Quem lhe procurou através disto?
Sem monitorar seus resultados, não há como saber se o esforço desenvolvido está valendo a pena.
Não acredite em teses milagrosas. O único resutado eficiente de marketing é o trabalho com muita persistência.
E você? Como vê o marketing do seu escritório com estas dicas?
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestaoAdvBr
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