Softwares ajudam a ter procedimentos mais eficientes?
26 de maio de 2017Sim. Os softwares podem ser grandes aliados na conquista de procedimentos eficientes em escritórios de advocacia.
Um dos grandes desafios da advocacia moderna é a gestão do tempo.
Onde for possível economizar tempo para que ele possa ser investido em outras tarefas, deve-se economizar.
Um grande ladrão de tempo em escritórios de advocacia são os procedimentos mal estruturados ou a falta deles.
Já dissemos em outro artigo que “um procedimento eficiente é aquele que cumpre seu objetivo utilizando apenas os recursos necessários para tal” e o que é necessário para a execução de uma rotina poderá variar a depender das ferramentas que o escritório tem em mãos para executá-la.
Há softwares com ferramentas de workflow que podem contribuir para a gestão de procedimentos e automação dos mesmos, mas, independentemente da existência de uma ferramenta de desenho de fluxos, o workflow, um dos grandes objetivos dos softwares em termos gerais, já é automatizar fluxos mais comuns e também as tarefas mais trabalhosas, a fim de evitar os erros humanos e também reduzir o tempo de execução.
A não ser que o escritório de advocacia seja muito grande e realmente necessite de uma ferramenta de workflow para desenhar seus fluxos que possuem muitas variáveis e executantes, a dica é que o foco sejam os procedimentos naturalmente automatizados pelo software.
Vamos usar algumas rotinas que envolvem o Financeiro do escritório, para exemplificarmos o que seriam estes fluxos automatizados sem a necessidade de uma ferramenta para modelagem dos mesmos:
• Advogados e estagiários cadastram seus gastos que passam por uma etapa de aprovação no financeiro para que o reembolso seja concedido;
• O advogado cadastra uma custa para ser paga e o financeiro recebe a solicitação em seu fluxo de itens pendentes;
• A operação do escritório cadastra os andamentos nos processos e ao final eles possuem ligação com o contrato de honorário nos casos de cobrança por ato, mudança de fase ou êxito, por exemplo, e quando o financeiro fecha o mês para saber o que deve cobrar, automaticamente os contratos já possuem sugestões de cobrança de honorários a serem feitas independente de uma ação humana;
É importante que as possibilidades de automatização de processos do software de gestão legal sejam levadas em consideração ao definir os fluxos para as rotinas do escritório de advocacia, a fim de que o escritório possa se beneficiar ao máximo destas automatizações.
Por: Juliana Pacheco, consultora na JP Gestão Legal (www.jpgl.com.br)
https://br.linkedin.com/in/juliana-pacheco-8116bba5